a música e a cidade – casa bizantina no lyceu de goiânia

No terceiro episódio de A MÚSICA E A CIDADE, a websérie convida a Casa Bizantina para uma visita ao Lyceu de Goiânia. Uma das mais longevas bandas de rock da capital, no pátio da mais antiga escola da cidade.

STILL 16

STILL 7

STILL 5

STILL 4

Fundado em 1846 pelo Barão de Ramalho em Villa Boa de Goyaz (atual Cidade de Goiás), o Lyceu foi transferido para Goiânia em 1938, como parte dos esforços de Pedro Ludovico Teixeira para o estabelecimento da nova capital. Ao longo das décadas foi responsável pela formação de artistas como Gilberto Mendonça Teles, Martha Azevedo Panunzio, Miguel Jorge e Eli Camargo, entre tantos outros, além de parlamentares, prefeitos e governadores. A despeito da má conservação, o prédio do educandário – uma elegante construção em estilo art déco, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional – Iphan.

As gravações foram feitas em dezembro de 2015, dias antes de o Lyceu ser ocupado por estudantes, num protesto contra o projeto de terceirização da gestão da rede de ensino por meio de Organizações Sociais. Fabiano Olinto, vocalista da Casa Bizantina, foi professor do Lyceu, onde ensinou História na segunda metade dos anos 90. Quase vinte anos depois, ao lado do guitarrista Evandro Putz, relembra aquela e outras épocas sob a tenda do Espaço Sonhus, o anexo cultural do Lyceu. E é lá também que o grupo afina os instrumentos para tocar a música “Cidade Elétrica”, um tributo de guitarras a Goiânia.


para melhor visualização selecione a opção 1080p HD, no ícone da engrenagem (quality) na janela do vídeo.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>