REAU – 2ª Rodada de Estudos Audiovisuais

A 2ª REAU segue colocando sons e imagens em questão. Mais uma vez trazemos a Goiânia alguns dos mais talentosos realizadores brasileiros contemporâneos para cruzar experiências com nossos pesquisadores, profissionais e amantes do audiovisual.

Os premiados diretores Cristiano Burlan e Aly Muritiba exibem seus últimos trabalhos em duas sessões abertas, com bate-papo pós-filme. Nos dias seguintes exibem outros trabalhos em dois mini-cursos gratuitos, sobre narrativas documentais e direção de ficção para cinema e TV.

Captura de Tela 2018-09-04 às 11.40.46

Seja em busca de entendimento, de encontro e troca, ou mesmo como uma reação possível à(s) realidade(s), a rodada deseja a participação não apenas dos que estão diretamente envolvidos com a produção audiovisual, mas também daqueles que se deixam seduzir pelas imagens e sons ao nosso redor.

Cursos (inscreva-se pelo site):

Narrativas Documentais, com Cristiano Burlan

11/09, 19h – Exibição do longa-metragem ELEGIA DE UM CRIME, seguida de conversa com o diretor

12/09, 14 às 20h: Sequência do curso

O cinema como meio de expressão é uma arte embrionária, contando com pouco mais de cem anos de história. As possibilidades técnicas e estilísticas são inúmeras e muitos caminhos a se percorrer. No século XX, o cinema passou por várias transformações e revoluções que estimularam o surgimento de movimentos que reinventaram a forma e o fazer cinematográfico. Essas mudanças não foram somente estéticas, elas estavam diretamente ligadas aos meios de produção e ao advento de novas tecnologias. Vivemos um momento em que existe uma democratização dos meios de produção a partir do formato digital, o que possibilitou o surgimento de uma nova geração de documentaristas e uma nova forma de fazer filmes. Documentários baratos, urgentes, pessoais e sem apoios institucionais, que nos remetem a um momento potente do cinema latino-americano, em que a falta de recursos estava diretamente ligada a sua estética, o que não significava a realização de filmes menores. Mas, afinal, existe uma situação ideal para se criar? Através da perspectiva da direção e produção independentes, Cristiano Burlan propõe uma reflexão sobre os meios e modos de produção e realização do documentário no Brasil, buscando compreender se existe uma distinção entre documentário e ficção. Através da experiência com a “Trilogia do Luto”, composta pelos filmes Mataram meu irmão, Elegia de um crime e Construção, Cristiano abordará as possibilidades de realizar filmes autobiográficos, em primeira pessoa, que propõem diálogos sobre a violência na periferia através de problemáticas pessoais.

– Introdução à história do documentário;

– A linha tênue entre ficção e documentário;

– Documentário em primeira pessoa;

– Da ideia à construção narrativa: a escolha pelo dispositivo;

– Da produção à distribuição.


Direção de Longas-Metragens e Séries de Televisão: semelhanças e diferenças de procedimentos, com Aly Muritiba

13/09, 19h – Exibição do longa-metragem FERRUGEM, seguida de conversa com o diretor

14/09, 14 às 20h: Sequência do curso

Afinal, quais são as atribuições de um diretor na realização de produções ficcionais no audiovisual?
Como funciona a relação entre um diretor e o diretor geral de uma série de televisão?
Existe liberdade criativa e de escolha na direção de uma série de ficção?
Como se dá a relação entre o diretor, os roteiristas e o canal na realização de uma série?

Essas e outras questões serão debatidas pelo diretor Aly Muritiba, que nos últimos anos vem trabalhando em filmes de longa-metragem e séries de ficção, como Para minha amada morta (longa- prêmio no Global Filmmaking Award do Sundance Institut-2013), A Gente (longa – vencedor do DOK Leipzig 2013), além de O Hipnotizador – S2 (série – HBO) e Nóis por Nóis (série – TV Brasil), da qual também é roteirista.

Ferrugem, seu segundo longa-metragem de ficção, fez a première mundial no Festival de Sundance, em 2018, e foi premiado como melhor filme e melhor roteiro no Festival de Gramado do mesmo ano.

As sessões de cinema são abertas. Para participar dos cursos inscreva-se em qual (ou quais) desejar, ambos são inteiramente gratuitos, porém com vagas limitadas. Todas as atividades serão realizadas no CCUFG – Praça Universitária.

INSCREVA-SE PELO SITE.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>