a (minha) fala do outro

Começo de 2006. Muita coisa acontecendo: mudança de “estado civil”, de casa, de país, deadline pra entrega do meu primeiro vídeo… urgência na vida.
Depois de gravar durante 11 dias com ajuda apenas do melhor amigo do mundo, voltei pra Goiânia em busca de um técnico em final cut pra me ajudar a cortar o documentário muitchareia. Até hoje acredito que consegui o melhor: achei o Isaac, mas essa ainda era uma viagem solitária.

Havia mais de 15 horas de conversa. Transcrevi tudo. Nada como editar no papel. Lendo, relendo… Cortando, voltando….comecei a perceber a possibilidade de seguir rumos diversos segundo o que os entrevistados me disseram. E havia rumos bem distintos, muitos filmes ali dentro. Fazendo essa escolhas comecei a me ver. É nessa hora, acredito, mais do que na gravação, que a gente fala sobre o que não consegue. E é pactual, um vai dizendo pela boca do outro. É prazeroso mas sofrido. Cortando uma palavra ganha-se um sentido mas perde-se outro. Vai-se desenhando uma paisagem….

Sempre penso no José Vicente, assunto do post anterior, que há pouco ficou viúvo. Ele que da vida queria apenas uma aliança, pois se casara com aliança emprestada. Eu chorei enquanto gravava… ele nunca viu. Eu que da vida queria apenas aquele amor.
Penso também no Dom Luís, que mexeu muito comigo. Há um ano eu assistia no meio da rua ao jornal nacional dando notícia, durante sua segunda greve de fome, de que tinha ido pra UTI após o supremo tribunal liberar as obras de transposição. Eu o imaginava uma outra pessoa. Fiz dele o retrato que consegui entender. http://www.vimeo.com/2225085
Considero a possibilidade de voltar lá e entrevistá-lo de novo. Fico me perguntando o que ele achou do meu trabalho… se um dia eu souber juro que conto a verdade.

“Filmar o outro é confrontar a minha mise-en-scène com a do outro”.
Comolli, J. C. Voir et Pouvoir.

muitchareia

outras palavras:
“Igualdade dissensual: democracia e biopolítica no documentário contemporâneo”, em
http://www.revistacinetica.com.br/cep/cezar_migliorin.htm

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>